Essas três opções estão disponíveis quando configuramos um plano de backup que envolva banco de dados MS SQL.


    Como trabalham:




Full backup



Backup cheio ou backup completo, faz exatamente o que o nome diz, copia todos os arquivos e informações sobre o banco de dados escolhido na hora do backup. Assim ele terá um volume maior de dados, o processo de backup é mais demorado e exige mais recursos do seu sistema. Com esta opção o MS SQL não deixa escapar nenhuma transação, tudo é salvo pelo SGBD (Sistema de gerenciamento de banco de dados). É mais indicado para ambientes onde o mínimo de perda de informações deve ser evitado. É a partir dele que podemos definir outras duas formas de controle. O "Differential backup" e o "Transaction log".



Differential backup


É um backup que vê as diferenças entre os arquivos copiados anteriormente no "Full backup", e os arquivos que vão ser copiados na próxima execução. Armazena somente informações novas ou modificadas desde o último "Full Backup". Dessa forma, menos dados são armazenados, tanto o backup como a restauração ocorre em menos tempo e usa menos recursos da máquina. Recomendado que faça pelo menos uma vez ao dia.



Transaction log


Esta opção copia o log de transações do seu banco de dados. O Log Armazena todas as transações executadas pelo banco de dados que ainda não foram comitadas. Fazer backup dos Logs de transações é importante para não perder nenhuma informação sobre como seu banco de dados está trabalhando. Você deve ter pelo menos criado um "Full Backup" antes de criar qualquer backup "Transaction log". Pode ser feito a qualquer momento, exceto durante outro backup de Log. Recomendo que você faça backups de log com frequência para evitar á perda de trabalho e informações. Normalmente, um administrador de banco de dados cria um "Full backup" semanalmente e uma série de "Differential backup" a um intervalo mais curto, como diariamente ou a cada X horas. Independente dos backups do banco de dados, o administrador faz backup do "Transaction log" a intervalos ainda mais frequentes, como a cada 15 ou 30 minutos. O intervalo ideal entre backups depende de fatores como: Importância dos dados, tamanho de banco de dados e carga de trabalho do servidor.



Confira também: Configurando um plano de backup SQL

                              Restauração de backup SQL